quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Dúvidas Frequentes

Olá, amigos. Bom dia!
Fizemos um levantamento das perguntas mais frequentes e respondemos uma a uma. Temos o prazer de colocá-las aqui para vocês.
Então, vamos lá?!

A Oxigenoterapia Hiperbárica é um método terapêutico reconhecido no Brasil pelos órgãos competentes?
Sim. A oxigenoterapia hiperbárica encontra-se regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina desde 1995 através da Resolução nº 1.457. Esta regulamentação define quais são as doenças tratadas com este método e norteiam a sua prática e a cobertura deste tratamento pelos planos e seguros de saúde.

A OHB pode curar o câncer ou a AIDS?
Não. Em virtude da eficiência deste método terapêutico na resolução de várias doenças, a oxigenoterapia hiperbárica já foi objeto de extensos estudos quanto ao seu emprego no combate a diversas patologias graves, incuráveis ou de difícil resolução, tendo se mostrada inócua no tratamento do câncer, AIDS e diversas outras doenças com as características já mencionadas.


Com que frequência devo submeter-me à OHB?
Como regra geral, o paciente necessita submeter-se a uma sessão diária, 5 a 6 vezes por semana. Em alguns situações, normalmente em casos mais graves e agudos, é necessária, por um curto período de tempo, a aplicação de 2 a 3 sessões diárias, de modo ininterrupto, 7 vezes por semana.


Quantas sessões de Oxigenoterapia Hiperbárica são necessárias?
Depende do diagnóstico.O tratamento de doenças crônicas demanda a aplicação de um número maior de sessões, enquanto que as doenças agudas, tais como as relacionadas com acidentes e traumas, exige a administração de um número menor de sessões. Em média é necessária a aplicação de 30 sessões.


Mais dúvidas?
Oxiclínica - Centro Médico hiperbárico do Oeste Paulista
Informações e agendamentos de consultas
Av. Marechal Deodoro, 205
(018) 3908-2113


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Indicações e Contra Indicações da Oxigenoterapia

Olá, amigos!
Estou aqui para dar mais informações sobre a oxigenoterapia hiperbárica (OHB). Vou falar um pouquinho sobre o que ela é, quais as indicações e as contra-indicações.
 OHB é uma modalidade terapêutica na qual um paciente é submetido à inalação de oxigênio puro em uma pressão maior que a pressão atmosférica, dentro de uma câmara hermeticamente fechada com paredes rígidas. Em nossa clínica, a sessão dura em torno de duas horas.
O equipamento básico da OHB é a câmara hiperbárica. Essas câmaras são, em essência, cilindros metálicos resistentes à pressão. Para segurança e conforto do paciente, as câmaras hiperbáricas são dotadas de um sistema de rádio que mantém a comunicação entre o paciente e equipe fora da câmara. Contamos com uma enfermeira padrão, Cristiane, que fica do lado de fora da câmara, orientando nossa técnica em enfermagem, Maria Aparecida, que fica junto aos pacientes do lado de dentro da câmara; além da presença do médico Hiperbarista, Dr. Aroldo Ferreira da Silva (CRM 31908).Nossa câmara Hiperbárica é a Multi-paciente (multiplace), que permite caber até 6 pacientes. É equipada com ventiladores mecânicos (respiradores), bombas para infusões venosas, transfusões, e outros procedimentos especialmente projetados para funcionamento em ambiente hiperbárico.
A OHB é indicada para:
  • Feridas de difícil cicatrização (como, por exemplo, nas nádegas de pessoas acamadas por um longo período e nos pés de diabéticos); 
  • Infecções graves com destruição muscular, de pele, ou gordura subcutânea;
  •  Lesões de bexiga, intestinos, ossos e cérebro, causadas tardiamente por radioterapia; 
  • Esmagamentos e amputações traumático; infecção crônica dos ossos;
  •  Procedimentos de cirurgia plástica reparadora, quando se recobre uma ferida com pele ou músculos retirados de outra parte do corpo do próprio paciente, com risco de insucesso; 
  • Presença de bolhas de ar na corrente sangüínea ("embolia gasosa arterial"), complicação passível de ocorrer após a realização de alguns procedimentos médicos; 
  • Queimaduras extensas; 
  • Coleção de pus ou ar no cérebro, causados, respectivamente, por processo infeccioso e trauma.


E as contra-indicações?


 Absolutas:
  • Uso de Drogas - Doxorrubicin, Dissulfiram, Cis-Platinum.
  • Pneumotórax não tratado.
  • Gravidez.
Relativas:
  • Infecções das vias aéreas superiores.
  • DPOC com retenção de CO2.
  • Hipertermia.
  • História de Pneumotórax Espontâneo.
  • Cirurgia Prévia em Ouvido.
  • Esferocitose Congênita.
  • Infecção Viral - Fase Aguda.

Mais informações:


Oxiclínica - Centro Médico Hiperbárico do Oeste Paulista
Av. Marechal Deodoro, 205   Vl. São Jorge
CEP: 19013-060 - Presidente Prudente, SP
Telefones: (18) 3908-2113 / Fax: (18) 3908-7932

Sim, nós estamos aqui!

Olá, boa tarde!
Sejam bem-vindos ao nosso blog. Esperamos sinceramente que aqui possam saber mais sobre a nossa terapia, pois quem tem informação sempre vai mais longe. 
Toda semana, postaremos um artigo relacionados à saúde, assistência médica e outros assuntos que estão cada vez mais na mídia.
Dúvidas, agendamento de consultas e outros assuntos poderão ser esclarecidos através dos telefones: (18) 3908-2113 ou (18) 3908-7932.
A equipe da Oxiclínica deseja a você uma ótima tarde e fiquem ligados; ou melhor, "bloggados!"